Uma tipologia para entender as estratégias e táticas utilizadas para atacar o espaço cívico

Este documento atualiza a tipologia lançada no Artigo Estratégico 49 do Instituto Igarapé: “A Ágora sob ataque: uma tipologia para análise do fechamento do espaço cívico no Brasil e no mundo”. Como tipologia sociológica, as categorias descritas no artigo são fluidas e são afetadas pelo contexto político e social dos países onde são usadas. E, da mesma forma que a democracia é dinâmica, marcada pela constante busca de consenso, também são as táticas usadas para corroer o Estado democrático. Novas tendências de ameaças ao espaço cívico precisam ser levadas em conta.

Ações de populismo durante a pandemia de Covid-19 justificam a necessidade de inserir a violação de direitos sociais, econômicos, culturais e proteção do meio ambiente na tipologia, por exemplo. A atualização é resultado da experiência acumulada ao longo da produção das edições do GPS do último trimestre de 2020 e do primeiro trimestre de 2021.

 

Leia a Nota Técnica Leia a publicação Conheça a metodologia

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo