Site map

Cidades Seguras

As cidades constituem a linha de frente em segurança e desenvolvimento no século XXI. Devido à escala e ao ritmo da urbanização – em especial na América, África e Ásia -, é nas cidades que acontecem decisões fundamentais para determinar a gestão de riscos climáticos, fluxos migratórios e segurança pública.

 

Há também um crescente reconhecimento de que as cidades estão assumindo o protagonismo para lidar com desafios de escala global. Prefeitos e lideranças municipais têm criado conexões dentro e entre as fronteiras internacionais para resolver problemas em comum. Isso acontece em um momento propício, afinal tanto os estados nacionais quanto instituições multilaterais têm estado cada vez mais paralisadas e impossibilitadas de tomar atitudes.

 

O Instituto Igarapé está trabalhando com cidades da América Latina e Caribe para auxiliar no desenvolvimento de soluções para melhorar a segurança pública e a Justiça. O instituto também cria plataformas e novos aplicativos de visualização de dados para empoderar cidadãos, com o intuito de ajudá-los a tornar suas cidades e comunidades mais seguras.

Produtos

Experimente nossa ferramenta CrimeRadar, que calcula e exibe as probabilidades e riscos de crime pela cidade do Rio de Janeiro. O aplicativo é o primeiro no mundo a disponibilizar um sistema criminal analítico e preditivo para o público.
Confira também o projeto Hasow, investigações de ponta sobre as formas como cidades da América Latina e Caribe estão lidando com a violência.

Alguns materiais recentes sobre o tema: