ISPGEO

Resultado de uma parceria entre o Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro, o Instituto Igarapé e com a doação de recursos por um grupo de empresários do estado, o ISPGeo é uma plataforma de georreferenciamento que integra distintas bases de dados em um só mapa, possibilitando a identificação de manchas criminais (hotspots) de vários tipos de crimes e a identificação dos locais e horários em que há maior probabilidade de um determinado crime acontecer.

Especialistas do mundo todo apontam que a maneira mais eficiente de combater a criminalidade é por meio da análise dos crimes já ocorridos, levando em conta a identificação dos locais e horários de maior incidência.

O ISPGeo é alimentado diariamente pela equipe do ISP (Instituto de Segurança Pública) com as informações provenientes da Polícia Civil e da Polícia Militar acerca de diferentes tipos de delitos e títulos de atividade policial, e reúne essas informações em mapas e gráficos, permitindo a identificação espacial e temporal de maior concentração dos vários tipos de eventos.

 

Metade dos roubos de rua da Região Metropolitana do Rio estão concentrados em apenas 3,3% do território. Com o diagnóstico mais preciso, os setores operacionais poderão tomar melhores decisões sobre o emprego de pessoal e viaturas, aumentando a eficiência do trabalho policial e otimizando a alocação de recursos. O intuito da ferramenta é justamente esse: viabilizar um planejamento mais ágil e eficaz dos recursos policiais e uma maior capacidade de prevenção.

Deu no Fantástico

Veja o folder

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo