Como nosso compromisso pela vida passa pela regulação responsável de armas?

Neste Dia Sul-Americano do Desarmamento, proposto pelo Brasil durante a 36ª Reunião dos Ministros do Interior do Mercosul, poderíamos ter comemorado o anúncio de uma série de medidas para fortalecer a agenda de regulação responsável de armas e munições no País e na região.

É inegável que este é um problema fundamentalmente latino-americano – especialmente quando a violência é relacionada ao uso de armas de fogo.

Fundamental para a redução dos milhares de homicídios que ocorrem todos os anos nos países sul-americanos, o engajamento de diferentes governos no fortalecimento desta agenda é um imperativo para que avancemos no compromisso com a proteção da vida.

Só no Brasil, cerca de 40 mil pessoas continuam sendo vítimas de arma de fogo todos os anos. E essa tragédia podia ser ainda maior. No entanto, mais do que criar um dia de celebração, executar políticas completas de controle de armas – regulando sua fabricação, comercialização, repressão ao mercado ilegal e até sua eventual destruição -, é fundamental para salvar vidas como as das 160 mil pessoas que deixaram de morrer desde a adoção do Estatuto do Desarmamento em 2004. Todas essas vidas salvas e a indignação diante dos mais de 58 mil homicídios que ainda ocorrem anualmente deveriam tornar a regulação responsável de armas e munições mais do que prioritária.

Em lugar de nos confrontarmos com propostas legislativas que, na contramão de todas as pesquisas científicas, continuam a defender, de maneira irresponsável, que mais armas em circulação tornariam nossas sociedades mais seguras, nossa agenda deveria ser de aperfeiçoamentos. Aprimoraríamos a transparência e a integração dos bancos de dados, a celeridade da destruição das armas acauteladas, os mecanismos de marcação e rastreamento, além de retomarmos as campanhas de entrega voluntária. Consolidaríamos a cooperação dos países do Mercosul e da região ao redor desta agenda. Menos armas em circulação e o fortalecimento de mecanismos de regu-
lação responsáveis certamente ampliariam os resultados sob a diminuição de nossos índices de violência letal.

Neste dia Sul-Americano do Desarmamento, contudo, não foi possível celebrar o anúncio dessa agenda de avanços. Neste momento político desafiador, ao invés de optarmos pela ideia de inevitabilidade da violência, é preciso que nossa opção seja pela mudança dessa realidade.

Para que seja possível mudar essa narrativa, é preciso, ao contrário, trazer o compromisso com a redução de homi-
cídios ao centro de nossas ações e fazer da regulação dearmas e munições uma de suas agendas prioritárias.

By Robert Muggah and Ivan Marquez
Opinion editorial published in 16 March 2016
O Estadão

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

Skip to content