A tirania do Brasil armado

Publicado na Folha de S.Paulo

Por Ilona Szabó

Os últimos quatro decretos de armas, emitidos pelo governo federal na calada da noite da sexta-feira de Carnaval, foram só mais um passo de um plano que vem sendo implementado desde janeiro de 2019, mas que é bem mais antigo. Quem acompanhou a carreira do então deputado Jair Bolsonaro nunca teve dúvidas de que o projeto de instituir a tirania do Brasil armado poderia ser testado.

Ao contrário do que diz o slogan superficial e equivocado entoado pelo presidente e seus súditos fiéis —de que um povo armado nunca será escravizado— a história mostra algo muito mais complexo. De fato, foram líderes autoritários como Benito Mussolini, Papa Doc, Hugo Chávez e Nicolás Maduro que criaram seus grupos paramilitares de estimação para se perpetuar no poder.

Leia mais

Pesquisa

Gostaríamos de conhecer mais sobre você, para que o nosso site seja cada vez mais útil e acessível. Para isso, preparamos 4 perguntas simples para você responder, sem precisar se identificar. Agradecemos sua participação!

Qual a sua principal área de atuação?
Quais temas da atuação do Igarapé interessam mais a você?
Qual o motivo da sua visita?
Se é a primeira vez que nos visita, como você chegou ao nosso site?

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

Skip to content