Boletim GPS do Espaço Cívico 3

Os ataques, as ameaças e as ações de fechamento do espaço cívico — esfera entre os negócios, o Estado e a família, onde cidadãos e cidadãs se organizam, debatem e agem para influenciar as políticas públicas e os rumos do país —  continuam com intensidade no Brasil.

 

O terceiro boletim GPS do Espaço Cívico registra aumento em práticas de abuso de poder, censura, intimidação e assédio. A edição acompanha uma tipologia para entender as estratégias e táticas utilizadas para atacar o espaço cívico. O documento atualiza a tipologia lançada no Artigo Estratégico 49 do Instituto Igarapé: “A Ágora sob ataque: uma tipologia para análise do fechamento do espaço cívico no Brasil e no mundo”. A metodologia de busca e classificação de incidentes também está mais robusta.

 

O boletim mapeou 406 ameaças de fechamento do espaço cívico e 327 respostas institucionais e 148 ações de resistência da sociedade civil e outros grupos. Os casos são monitorados em veículos de imprensa entre 1º de março e 30 de junho de 2021. O documento mostra 34 instâncias em que houve mudanças de posicionamento governamental — mais de uma a cada três dias.

 

Leia a publicação Leia a Nota Técnica Conheça a metodologia

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo