Boletim GPS do Espaço Cívico 3

Os ataques, as ameaças e as ações de fechamento do espaço cívico — esfera entre os negócios, o Estado e a família, onde cidadãos e cidadãs se organizam, debatem e agem para influenciar as políticas públicas e os rumos do país —  continuam com intensidade no Brasil.

 

O terceiro boletim GPS do Espaço Cívico registra aumento em práticas de abuso de poder, censura, intimidação e assédio. A edição acompanha uma tipologia para entender as estratégias e táticas utilizadas para atacar o espaço cívico. O documento atualiza a tipologia lançada no Artigo Estratégico 49 do Instituto Igarapé: “A Ágora sob ataque: uma tipologia para análise do fechamento do espaço cívico no Brasil e no mundo”. A metodologia de busca e classificação de incidentes também está mais robusta.

 

O boletim mapeou 406 ameaças de fechamento do espaço cívico e 327 respostas institucionais e 148 ações de resistência da sociedade civil e outros grupos. Os casos são monitorados em veículos de imprensa entre 1º de março e 30 de junho de 2021. O documento mostra 34 instâncias em que houve mudanças de posicionamento governamental — mais de uma a cada três dias.

 

Leia a publicação Leia a Nota Técnica Conheça a metodologia

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo