OKA, aplicativo para migrantes e refugiados, chega a São Paulo

Todos os dias milhares de refugiados atravessam fronteiras internacionais, fugindo da guerra, da violência e da incerteza. No Brasil, pelo menos 100.000 novos refugiados chegaram desde 2017, muitos vindo da Venezuela. Para eles, o acesso a serviços básicos é um grande desafio. Pensando nisso, o Instituto Igarapé lançou o OKA, um aplicativo  gratuito. OKA conecta os recém-chegados a informações geográficas localizadas em temas críticos como abrigo, fontes de alimentos, educação, transporte e serviços de saúde.

O app foi desenvolvido em parceria com comunidades de refugiados e migrantes e voltado para suas necessidades específicas. OKA está disponível tanto off quanto online, e fornece dados detalhados de serviços oferecidos por agências públicas no âmbito municipal, estadual e federal, particularmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Boa Vista. O aplicativo foi baixado milhares de vezes desde o seu lançamento e disponibilizado em diversos veículos de mídia no Brasil e no mundo. Uma versão atualizada do aplicativo, que conta com Inteligência Artificial e machine learning, foi lançada em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, no Museu da Imigração em São Paulo. O cantor Nando Reis compartilhou um vídeo do OKA que atingiu 32.000 pessoas.

Leia mais sobre o OKA

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo