Boletim GPS do Espaço Cívico 5

O fechamento do espaço cívico — esfera entre os negócios, o Estado e a família, onde cidadãos e cidadãs se organizam, debatem e agem para influenciar as políticas públicas e os rumos do país —  continua com intensidade no Brasil. O quinto boletim GPS do Espaço Cívico reúne uma retrospectiva inédita do monitoramento sistemático do cenário nacional pelo Instituto Igarapé. Ao todo, o espaço cívico sofreu 1.551 ataques no ano de 2021, uma média diária de mais de 4 ações destinadas a sufocar a democracia. Ao mesmo tempo, essas tentativas de fechar o espaço cívico e afastar a sociedade das tomadas de decisão provocou 1.349 respostas institucionais e 750 ações de resistência da sociedade civil e outros grupos.

No último trimestre do ano, foram mapeados  334 ameaças e ataques em informações publicadas na imprensa e categorizadas, segundo uma tipologia atualizada para entender as estratégias e táticas utilizadas para atacar o espaço cívico. O boletim também identificou, entre outubro e dezembro, 241 respostas institucionais e 152 ações de resistência da sociedade civil e outros grupos. Foram observadas 16 instâncias em que houve mudanças de posicionamento governamentais.

A tipologia atualiza os critérios definidos no Artigo Estratégico 49 do Instituto Igarapé: “A Ágora sob ataque: uma tipologia para análise do fechamento do espaço cívico no Brasil e no mundo”.

 

Leia o boletim 5

 

Conheça a metodologia

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo