Pulso da Desinformação

Campanhas de desinformação foram amplamente difundidas durante o período eleitoral de 2022 no Brasil. Embora a disseminação de mentiras intencionais e notícias falsas tenha começado muito antes, o escopo e a virulência dessa prática se intensificaram notoriamente nos últimos anos. 

Este artigo apresenta uma visão geral das tendências de desinformação observadas desde 2014 e analisa a dinâmica do ciclo eleitoral presidencial durante o período de agosto a outubro de 2022. Resumindo o monitoramento contínuo realizado pelo Instituto Igarapé em 2022, esta investigação se concentra em narrativas contra as instituições democráticas e seus impactos mais amplos.

A conclusão traz uma análise das respostas apresentadas por agentes públicos, plataformas de redes sociais e sociedade civil para fazer frente a esse desafio e aponta que a extrema direita foi muito mais ativa e efetiva na disseminação de mensagens do que a esquerda, o centro ou a mídia tradicional. Também observa que os esforços governamentais e civis para chamar a atenção e mitigar a desinformação foram em alguma medida efetivos, mas devem ser aperfeiçoados.

 

O Instituto Igarapé trabalhou em estreita colaboração com o hub de pesquisadores Democracia em Xeque para desenvolver esse estudo.

 

Somos muito gratos ao Ministério de Relações Exteriores da Irlanda por seu apoio à nossa pesquisa por meio do Fundo de Estabilidade de 2022.

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