Congo: prevenção de conflito

A atuação do Igarapé na África ganhou reforço: a pesquisadora Adriana Abdenur esteve em pesquisa de campo na República Democrática do Congo promovida pela rede EPON (Effectiveness in Peace Operations) para apurar a eficácia das operações de paz da ONU. O Igarapé é a única instituição latino-americana a fazer parte da rede, que conta com participação de cerca de 50 instituições da África, Europa, Ásia e América do Norte.

A República Democrática do Congo (RDC) é uma das regiões mais afetadas por conflitos no mundo, com uma guerra que já dura décadas. Mais de 120 grupos armados ilegais contribuem para a instabilidade do país. Em Goma, na RDC, o grau de fragilidade é ainda agravado pelos riscos de desastres naturais.

A pesquisadora, que acaba de ser nomeada para o Committee for Development Policy of the Economic and Social Council (ECOSOC), das Nações Unidas, foi não apenas conversar com atores da própria missão, mas também colher impressões e perspectivas de atores externos, sobretudo da sociedade civil.

 

Leia também:

Central African Republic: historical roots and immediate causes of conflict

Glimmer of Hope in the Central African Republic (CAR)?

The U.N. Can’t Bring Peace to the Central African Republic

 

 

Veja a galeria de fotos>>>

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo