Desarmamento e desmobilização na África

Robert Muggah esteve em pesquisa de campo na República Centro-Africana (RCA) e Mali para a elaboração de um guia prático e procedimentos-padrão de operação para a redução de violência comunitária em missões de manutenção de paz da ONU. Chamado Integrated DDR Standards (IDDRS), o documento que orienta as missões de paz da ONU vai figurar uma nova seção sobre redução de violência comunitária (CVR, de “community violence reduction”).

Apesar de uma sucessão de acordos de paz, a RCA é um dos países mais perigosos para operações humanitárias. A Minusca, operação de paz da ONU, conta com quase 15 mil pessoas, entre militares, polícia e civis. Mas a ascensão dos chamados “senhores da guerra” ameaça a presença do organismo no país. 63 capacetes azuis morreram desde o início da missão. Robert também se reuniu com grupos armados e associações civis em Bangui e Bria.

No Mali, Robert Muggah encontrou um país recém-saído de eleições presidenciais, marcado por uma grave crise  de segurança. Depois de um golpe militar em 2012 e uma série de intervenções, a Minusma, missão de estabilização da ONU, foi instalada em 2014. Mas ao menos 169 capacetes azuis foram abatidos desde então. Se antes  tuaregues e separatistas islâmicos dominavam o país, hoje duas grandes coalizões disputam o território, além de grupos jihadistas.

 

Para saber mais sobre a República Centro-Africana:

 

Leia também: Pesquisadora do Igarapé participa de avaliação de missão de paz no Congo.

 

Veja a galeria de fotos

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo