Desafios e Recomendações para a Amazônia a partir da voz de Mulheres Defensoras dos Direitos Humanos e do Meio Ambiente

Na Amazônia colombiana, as mulheres defensoras que atuam na proteção do território e de suas comunidades têm um papel fundamental na luta contra as mudanças climáticas. Como a Colômbia é um dos países mais perigosos do mundo para ativistas ambientais e de direitos humanos, e os conflitos se concentram principalmente no acesso, avaliação, distribuição, gestão e uso dos recursos naturais, essas mulheres enfrentam inúmeros riscos.

Neste estudo, elas compartilham suas experiências, desafios e conquistas, bem como suas interações com diversos atores – incluindo governo, empresas de mineração e de combustíveis fósseis, além da indústria extrativista e do agronegócio. Sua missão é proteger o bioma amazônico colombiano, que atualmente é cenário de 27 macro conflitos ambientais, segundo o Instituto Sinchi de Pesquisa Científica da Amazônia.

Este relatório busca amplificar as vozes das defensoras colombianas, cujas iniciativas focadas na proteção do bioma amazônico muitas vezes são negligenciadas e recebem limitado apoio econômico e social.

 

Leia a publicação

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo