Câmara de Vereadores do Rio vota hoje projeto para permitir a fabricação e a comercialização de armas na cidade

Instituto Igarapé divulga nota técnica na qual apresenta motivos para a rejeição da proposta

 

A Câmara de Vereadores do Rio pode votar ainda hoje (4/11) um projeto de lei para permitir a fabricação e a comercialização de armas na cidade. Na semana passada, outro projeto com o mesmo objetivo foi rejeitado. A justificativa para o fim da proibição é o potencial de geração de empregos, renda e arrecadação para a cidade. Em nota técnica recém-lançada, o Instituto Igarapé apresenta três motivos principais pelos quais essa proposta deve ser rejeitada. O fato de que os riscos não compensam possíveis ganhos econômicos limitados, o potencial impacto nas dinâmicas da violência armada e incompatibilidade com a Constituição Estadual do Rio de Janeiro.

 

“A criação de empregos e a atração de investimentos são agendas fundamentais para o Rio. Mas há diferentes razões pelas quais a fabricação de armas e munições está longe de ser o caminho prioritário para o fortalecimento econômico de uma cidade fortemente afetada pela violência armada”, avalia Michele dos Ramos, assessora especial do Instituto Igarapé.

 

“A empregabilidade oferecida pelo setor de armas é comparativamente baixa. Grandes cidades como o Rio de Janeiro em geral têm poucas vantagens para hospedar fábricas deste tipo e há setores muito mais estratégicos, como o próprio turismo e o setor audiovisual. Outras atividades, como o investimento na recuperação de nossa infraestrutura urbana, são mais vantajosas para o conjunto da população e nos oferecem muito menos riscos. Não podemos esquecer que vivemos um momento de incentivo ao acesso às armas e enfraquecimento dos mecanismos de controle desses arsenais”, conclui.

 

A Lei Orgânica do município proíbe a fabricação de armas de fogo na cidade. O Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 41/2020 prevê expressamente a revogação do artigo 33 (que veta a fabricação e a venda de armamentos), abrindo espaço para a instalação de fábricas deste tipo no Rio de Janeiro.

Leia a Nota Técnica Regulação de Armas e Munições

 

Para entrevistas, por favor entre em contato atráves do e-mail: press@igarape.org.br

 

Sobre o Instituto Igarapé (https://igarape.org.br/):

O Instituto Igarapé é um think and do tank independente focado nas áreas de segurança pública, climática e digital e suas consequências para a democracia. Seu objetivo é propor soluções e parcerias para desafios globais por meio de pesquisas, novas tecnologias,  comunicação e influência em políticas públicas.

 O Instituto trabalha com governos, setor privado e sociedade civil para desenhar soluções baseadas em dados. Fomos premiados como a melhor ONG de Direitos Humanos no ano de 2018 e melhor think tank em política social pela Prospect Magazine em 2019.

 Somos uma instituição sem fins lucrativos, independente e apartidária, com sede no Rio de Janeiro. Nossa atuação, no entanto, transcende fronteiras locais, nacionais e regionais. O Instituto Igarapé tem profissionais em cidades de todas as regiões do Brasil e no Canadá, Colômbia, Estados Unidos e Reino Unido. Temos parcerias e projetos em mais de 20 países. 

 

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo