Brasil tem 7,7 milhões de deslocados internos

Dados são do Observatório de Migrações Forçadas do Instituto Igarapé

 

banner do observatório de migrações forçadas. Para acessar clique aqui

A cada segundo, uma pessoa em é forçada a abandonar sua casa em algum lugar do planeta. Cerca de 22 milhões são refugiados. E um número ainda maior – cerca de 36 milhões – migram dentro de seu próprio país. Esses deslocados internos são obrigados a se mudar em razão da violência, obras de desenvolvimento ou desastres naturais.

Observatório de Migrações Forçadas —-> https://migracoes.igarape.org.br/

 

Em uma análise inédita, o Instituto Igarapé reuniu os números do fenômeno no Brasil. Observatório de Migrações Forçadas, lançado pelo instituto este mês, é uma plataforma interativa de visualização de dados que reúne pela primeira vez, diferentes bancos de dados sobre o tema no país, onde o problema tem pouca visibilidade.

A dimensão do deslocamento de população no Brasil é estarrecedora: 7,7 milhões de pessoas foram forçadas a deixar suas casas entre 2000 e 2017 – ou seja, uma pessoa por minuto. A maioria das pessoas deslocadas – cerca de 6 milhões – foi obrigada a se mudar devido a desastres, como inundações e deslizamentos de terra. Obras de infraestrutura, como barragens hidrelétricas e estradas, provocaram o deslocamento de quase 1,3 milhão de pessoas no país. Os números de deslocados em razão de violência

“Nos surpreendeu descobrir quão pouco se sabe sobre o fenêmeno da migração forçada no país – e o quão pouco o governo responde a ele”, disse Robert Muggah ao The Guardian. O Observatório também foi tema de uma série especial da Folha de S. Paulo, A Natureza do Desastre“, e de matérias no Nexo, na TV Band, entre outros veículos.

Navegue: https://migracoes.igarape.org.br/

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo