Amazônia Saqueada: as raízes do crime ambiental na Bolívia
Este estudo sobre a Bolívia, em parceria com o InSight Crime, fornece um panorama abrangente da intrincada rede de atores, incluindo entidades estatais e não estatais, e das relações que perpetuam o crime ambiental na Amazônia boliviana.
Com o objetivo de compreender a dinâmica contemporânea dos crimes ambientais na região da bacia amazônica e propor políticas públicas eficazes para combater essas atividades ilícitas nos âmbitos regional, nacional e local – e vai além do diagnóstico do problema: busca abrir novas vias de diálogo e intervenção no crime ambiental na região. Isso envolve abordar questões históricas relacionadas aos direitos fundiários das comunidades tradicionais na Amazônia, que enfrentam atualmente novas ameaças como invasões, apropriação e tráfico de terras, frequentemente por empresas exportadoras que exploram recursos naturais.
O estudo também propõe reformas e o fortalecimento de órgãos públicos na Amazônia boliviana, que são estruturalmente sensíveis e suscetíveis à corrupção, especialmente aqueles ligados a questões fundiárias, ambientais e de segurança. Além disso, destaca a natureza transnacional e transfronteiriça do crime ambiental na Bolívia, abordando atividades como o tráfico de animais silvestres, o comércio ilegal de mercúrio para mineração de ouro aluvial e a exportação ilícita de madeira.
Nesse contexto, o manejo de redes de suprimentos cada vez mais complexas e globalizadas, que começam ou atravessam a Amazônia boliviana, requer uma cooperação regional e internacional mais eficaz para combater o crime ambiental e proteger a floresta e seus povos.
O relatório é o resultado de um ano de intensa pesquisa, tanto de campo quanto documental, nas cidades de La Paz e Santa Cruz. Inclui entrevistas telefônicas e presenciais com uma variedade de especialistas ambientais, autoridades governamentais e de segurança, membros de comunidades locais, acadêmicos e outros.
Leia a publicação
Conheça a plataforma EcoCrime Data e a homepage de nosso parceiro InSight Crime.