A disputa final de Bolsonaro

Publicado em Open Democracy

Por Robert Muggah e Ilona Szabó

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, enfrenta a principal ameaça ao seu poder até agora. Com o país em vias de se tornar o epicentro global da pandemia de Covid-19, seria possível supor que a espiral de infecção e fatalidade é o que ameaça a sua presidência. Tal suposição, porém, estaria errada. À medida que crescem as críticas a seu desastroso manejo da pandemia, o presidente e vários membros de sua família correm o risco de serem presos por motivos totalmente diferentes.

Mesmo para os padrões brasileiros (um país conhecido por seus escândalos políticos) as supostas infâmias do presidente impressionam. Bolsonaro enfrenta nada menos que 35 pedidos de impeachment e está sendo investigado pelo Supremo Tribunal Federal, pela Tribunal Superior Eleitoral e pelo Congresso por supostamente ter cometido mais de 20 crimes diferentes. Seus três filhos também estão sendo investigados por crimes que vão desde lavagem de dinheiro a discursos de ódio e fake news.

Leia mais

 

 

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo