Desafios e Recomendações para a Amazônia a partir da voz de Mulheres Defensoras dos Direitos Humanos e do Meio Ambiente

Na Amazônia colombiana, as mulheres defensoras que atuam na proteção do território e de suas comunidades têm um papel fundamental na luta contra as mudanças climáticas. Como a Colômbia é um dos países mais perigosos do mundo para ativistas ambientais e de direitos humanos, e os conflitos se concentram principalmente no acesso, avaliação, distribuição, gestão e uso dos recursos naturais, essas mulheres enfrentam inúmeros riscos.

Neste estudo, elas compartilham suas experiências, desafios e conquistas, bem como suas interações com diversos atores – incluindo governo, empresas de mineração e de combustíveis fósseis, além da indústria extrativista e do agronegócio. Sua missão é proteger o bioma amazônico colombiano, que atualmente é cenário de 27 macro conflitos ambientais, segundo o Instituto Sinchi de Pesquisa Científica da Amazônia.

Este relatório busca amplificar as vozes das defensoras colombianas, cujas iniciativas focadas na proteção do bioma amazônico muitas vezes são negligenciadas e recebem limitado apoio econômico e social.

 

Leia a publicação

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo