Folha de SP - Igarapé

Uma aliança em nome dos desafios amazônicos

A Amazônia precisa estar no centro da nossa agenda pública, embora tenhamos assistido, nos últimos anos, a um flagrante contraste entre a potência que a região significa para o desenvolvimento sustentável e a intensidade das ameaças sobre a floresta e seus defensores.

De um lado está a condição de maior floresta tropical do mundo e um dos grandes celeiros de biodiversidade, casa de povos originários e tradicionais, e abrigo de inestimáveis riquezas culturais. De outro, o avanço do desmatamento ilegal num contexto de emergência climática, o aumento da violência com a ascensão do crime organizado, as ocupações ilegais no território, a informalidade e as desigualdades socioeconômicas.

Diante desses desafios e necessidades, o Instituto Igarapé, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e o Centro Soberania e Clima se uniram na defesa dessa causa pública. O efeito direto dessa aliança é o lançamento dos seguintes documentos: o diagnóstico “Governança e Capacidades Institucionais da Amazônia” e a “Agenda Governar para não Entregar”. As recomendações envolvem estratégias para fortalecer o Estado de Direito e o cumprimento da lei, levando em conta os crimes e ilícitos ambientais, os crimes violentos e transnacionais, assim como as dinâmicas que desafiam o controle territorial.

Candidatos e candidatas à Presidência da República e ao Executivo e Legislativo dos estados da região receberão esses documentos, para os quais serão convocados os compromissos de proteção à floresta Amazônica.

Leia o artigo

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo