Summit Mobilidade: garantir segurança e diminuir desigualdades são desafios na pandemia

Publicado no Estadão

Com Melina Risso

Os desafios para garantir o deslocamento de milhares de pessoas nas cidades diante da pandemia do novo coronavírus estão sendo debatidos nesta quarta-feira, 12, durante o Summit Mobilidade 2020, evento promovido pelo Estadão. Soluções encontradas para incentivar outros modais, como a bicicleta, de usar a tecnologia para garantir a segurança dos usuários do transporte público e dos aplicativos de transporte individual, e como reduzir as desigualdades socioespaciais foram temas discutidos nesta manhã.

A segurança das populações mais vulneráveis, como idosos, deficientes e pessoas das periferias, também foi tema do evento. “A mobilidade tem de ser discutida no contexto de acesso efetivo. Tem de pensar em iluminação pública, na urbanização que permita que a gente conviva de forma saudável, em um Plano Diretor inclusivo, que não crie espaços e grupos excluídos, porque ,quando o sistema de segurança age, quando a polícia age, é porque o problema já aconteceu”, avalia Melina Risso, diretora de programas do Instituto Igarapé.

Leia mais

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo