Soluções em prevenção de conflito apresentadas em NY

O Instituto Igarapé apresentou em Nova York os resultados do projeto Innovation in Conflict Prevention (ICP) durante o seminário “Harnessing Technological Innovations for Conflict Prevention” (Uso de inovações tecnológicas na prevenção de conflitos), organizado em parceria com o International Peace Institute (IPI).

Cerca de 30 representantes do alto escalão da ONU, diplomatas, Estados membros e pesquisadores de think tanks e universidades se reuniram para debater conceitos e práticas de prevenção de conflito.

O ICP incluiu pesquisa de campo em seis países africanos (Etiópia, Guiné-Bissau Quênia, Mali, Somália e Uganda), três dos quais, focalizados em gênero e processos inclusivos, em parceria com a organização africana ISS.

Ainda no âmbito do projeto, as pesquisadoras Adriana Erthal Abdenur e Giovanna Kuele apresentaram a plataforma de visualização de dados interativa Observatório da Prevenção de Conflito e o aplicativo para celular, CPeace (Connecting Peace), desenvolvido para conectar pesquisadores e profissionais que lidam com o tema.

 

Saiba mais sobre o projeto