Institutos apresentam estudo sobre segurança pública no Brasil

Segurança Pública é Solução

08/2018
Institutos lançam 35 propostas para a área de Segurança Pública no país

O Instituto Igarapé desenvolveu, em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e o Instituto Sou da Paz,  a “Agenda Segurança Pública é Solução”, reunindo propostas concretas para ajudar o governo federal a reverter o quadro precário da segurança pública no Brasil.

O documento, enviado a todos os candidatos à presidência, teve bastante repercussão na grande mídia e foi abordado por veículos como Jornal Nacional (TV Globo), O Globo, El Pais, dentre muitos outros. A violência é, hoje, uma das principais preocupações da sociedade brasileira: em 2016, cerca de 61 mil pessoas foram assassinadas no país.

Para Ilona Szabó, Diretora-executiva do Instituto Igarapé, a segurança pública deveria ser uma das principais prioridades do próximo governo. “A segurança pública tem sido tratada como uma questão de polícia. Mas sabemos que é muito mais do que isso. Pelo altíssimo custo social e econômico que acarreta, ela é uma condição para o desenvolvimento do país”, afirmou Ilona ao Estadão. “Precisamos descriminalizar o uso de drogas. No Rio, em 50% de todas as prisões policiais, são encontrados menos de 10 gramas de cannabis. Não adianta achar que essa é a solução para o problema. Mais de 30 países mudaram a política de drogas sem que houvesse uma explosão no consumo. É uma questão de saúde pública”, acrescentou.

Leia a agenda completa

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo