Segurança e Privacidade para a Internet das Coisas

A implementação de tecnologias associadas à Internet das Coisas (IoT, da sigla em inglês) é fundamental para o desenvolvimento social e econômico do país, em especial com o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

No entanto, a IoT também traz uma série de riscos relacionados à segurança, privacidade e proteção de dados. Ao considerar seus impactos sociais e econômicos, esta Nota Estratégica identifica e analisa os riscos de três tecnologias que sustentam este paradigma: dispositivos e sensores, sistemas de inteligência artificial e computação na nuvem. Também explora aspectos regulatórios e técnicos importantes para o desenvolvimento de tecnologias para uma IoT segura.

A pesquisa foi feita a partir da análise de documentos primários, como políticas e marcos regulatórios, além de revisão bibliográfica e reuniões com especialistas de diferentes setores. Os resultados encontrados sugerem que para mitigar estes riscos é necessária a inserção de valores e princípios fundamentais, como privacidade e segurança, ainda no início da cadeia de desenvolvimento da IoT.

Argumenta-se, assim, em favor da concepção de uma IoT que vise maximizar a proteção dos dados coletados e minimizar os riscos de ataques cibernéticos. Em outras palavras, uma IoT que contribua para a construção de um ecossistema sustentável para usuários, governos e negócios.

 

Leia o resumo

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo