Resistência ao Autoritarismo

Resistência ao Autoritarismo - fortalecer as organizações democráticas e da sociedade civil que defendem o espaço cívico

 

Este estudo visa incentivar o debate e fortalecer as organizações democráticas e da sociedade civil que defendem o espaço cívico contra a tentativa de enfraquecer o sistema de freios e contrapesos que sustenta a democracia, silenciar vozes e ideias dissidentes, cooptar órgãos de aplicação da lei e desmontar políticas públicas para consolidar um estado autoritário. Ele foi elaborado a partir de uma revisão bibliográfica abrangente, análise da cobertura midiática e 18 entrevistas em profundidade com atores-chave dos temas de interesse do estudo, como sociedade civil, financiadores e governo.

 

O trabalho está dividido em seis partes. Na primeira, apresentamos as definições utilizadas para o desenvolvimento deste estudo, bem como o contexto político examinado. Nas quatro partes seguintes, analisamos casos que reúnem as principais ferramentas usadas pela sociedade civil para defender a democracia e combater a erosão democrática, destacando os resultados alcançados. A sexta e última parte detalha pontos de atenção essenciais para manutenção, fortalecimento e promoção contínua de um espaço cívico robusto e de uma democracia sólida no Brasil.

 

Como as ameaças autoritárias de fechamento do espaço de participação da sociedade civil ainda estão latentes, tanto a nível nacional quanto internacional, espera-se que as iniciativas aqui citadas sirvam de inspiração e referência para futuras atividades de resistência e proteção do espaço cívico na promoção da democracia.

 

Leia a publicação

 

Conheça também o livro: “A Defesa do Espaço Cívico
para adquirir clique aqui

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo