Renata Giannini

Renata Giannini é doutora em estudos internacionais pela Old Dominion University (Norfolk/Estados Unidos) e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (Unesp/Unicamp/PUC-SP). Já recebeu diversas bolsas e subvenções para desenvolver pesquisas, inclusive, uma bolsa Fulbright/Capes para a realização do doutorado nos Estados Unidos. Ela é especialista em gênero, com foco na agenda sobre mulheres, paz e segurança no contexto de conflitos não declarados na América Latina. Também atua em questões relacionadas ao fechamento do espaço cívico e à erosão democrática, proteção de defensoras de direitos humanos e meio ambiente e políticas públicas em matéria de prevenção da violência contra mulheres.

 

Já atuou como consultora do Banco Mundial no âmbito da incorporação de uma perspectiva de gênero a projetos de infraestrutura. Também facilitou treinamento em questões de gênero e agenda mulheres, paz e segurança para várias organizações militares, policiais e internacionais, incluindo o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), o Centro de Operações de Paz de Caráter Naval, a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), a Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE). No Brasil, ela foi membro do grupo de trabalho responsável pela elaboração do Plano Nacional de Ação (PNA) e se mantém ativa no grupo que monitora sua implementação.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo