Quais os caminhos para vencer a intolerância?

Publicado na Trip

Com Ilona Szabó

Que o Brasil está em crise não é novidade para ninguém. E parece que o país se transformou num repositório de crises: econômica, política, sanitária, hídrica e energética. Mas há um problema que não é menos preocupante: a crise cívica. Nos últimos anos, mergulhamos em um estado de completa incapacidade de conviver numa sociedade plural e dividir o mundo com quem o entende de outras maneiras. Parece que a era da pós-verdade nos presenteou com conteúdo suficiente para defendermos a ferro e fogo nosso ponto de vista, enquanto demonizamos qualquer outro. E quem ganhou com isso foi o extremismo. Para evitar a catástrofe, precisamos recuperar a capacidade de debater com quem pensa diferente da gente. Só assim vamos encontras saídas convergentes para todas as crises que vivemos.

No Trip Com Ciência, o neurocientista Stevens Rehen recebe a cientista política Ilona Szabó e a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz para discutir caminhos para vencer a intolerância, o extremismo e o autoritarismo. Afinal, é possível construir uma sociedade mais humana e acolhedora? Para ouvir o podcast, clique no play abaixo, visite nosso canal no Spotify ou leia a entrevista na sequência.

Leia mais

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de uso e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.