como falar com adolescentes sobre drogas

Precisamos saber falar sobre uso de drogas com nossos adolescentes

como falar sobre drogas com crianças e adolescentes

O Igarapé preparou materiais para ajudar pais e professores a abordar o tema drogas com crianças e adolescentes. Os guias propõem uma nova estratégia para esse diálogo.

Por mais bem intencionado que seja, o uso do medo como ferramenta de controle, a estratégia mais usual entre pais, não está funcionando. A estratégia para falar sobre drogas com nossos filhos precisa mudar. Como mãe, quero compartilhar minha aposta na informação, no diálogo e no amor“, resume Ilona Szabó, diretora do Igarapé.

 

O primeiro é o guia Proteção em Primeiro Lugar: uma abordagem honesta sobre a questão do uso de drogas por adolescentes. É um roteiro para pais e professores sobre como abordar o tema drogas com adolescentes, elaborado pela Drug Policy Alliance e adaptado pelo Igarapé.  Inédito em português, o material já foi traduzido para outros 7 idiomas. A autora, Marsha Rosenbaum, é doutora em medical sociology.

 

O segundo, uma proposta pedagógica elaborada a partir de estudo da UNODC com experiências de prevenção ao redor do mundo, traz atividades para jovens. Esse material é um desdobramento do livro de Ilona, Drogas: as histórias que não te contaram, lançado em 2017 pela Editora Zahar.

Estudos internacionais mostram que aprender a diferenciar uso de abuso, a identificar os efeitos e os riscos de substâncias lícitas ou ilícitas, investir no desenvolvimento de habilidades socioemocionais são importantes caminhos para proteger os adolescentes.

 

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo