A ONU aos 70: contribuições, desafios e perspectivas

 

Janeiro, 2017

 

publicacao-onu-renata-adriana

A Organização das Nações Unidas (ONU) celebrou em outubro de 2015 seu septuagésimo aniversário. Herdeira da Liga das Nações enquanto tentativa de institucionalizar as relações internacionais, a Organização se tornou a mais universal organização internacional – tanto em termos de participantes (atualmente contando com 193 Estados-membros), quanto no que tange as temáticas abordadas.

 

Formada precipuamente para assegurar a paz e a segurança internacionais após a Segunda Guerra Mundial, a ONU ampliou consideravelmente sua área de atuação, criando uma estrutura alargada ao lado dos cinco órgãos permanentes estabelecidos em seu tratado constitutivo – a Carta de São Francisco.

As analises sobre a ONU não são pacificas, com elogios e criticas encontrados tanto nos comentários de teóricos quanto práticos das diferentes esferas do “internacional”. Contudo e indiscutível a importância da Organização durante seus pouco mais de 70 anos. Passando pelo imediato pós-guerra, pela Guerra Fria, pelo pós-Guerra Fria, pela virada do milênio, e pelo mundo pós-11 de setembro, a ONU se manteve relevante no cenário internacional e, ainda hoje, e importante analisar a Organização para se compreender a conjectura político-normativa internacional.

Contribuir com essa analise e o principal objetivo da presente obra. Dividido em 3 partes o livro inicia com textos sobre a ONU e seu contexto, que objetivam analisar do ponto de vista conceitual e de modo abrangente a ONU de maneira inserida em seu entorno. Na sequencia a obra traz textos

sobre a ONU e sua estrutura, destacando os aspectos formais e institucionais que delineiam a atuação da Organização. O aspecto politico de tal atuação aparece na ultima parte do livro, intitulada a ONU e sua agenda, e que busca tratar de temáticas eleitas pela Organização para sua atuacao2.

A obra e composta por uma coletânea de textos escritos por professores, pesquisadores e doutores do Brasil e do exterior. Trata-se de uma iniciativa que busca difundir as acoes da ONU no Brasil, a partir da analise de aspectos teóricos e práticos de sua atuação, apontando falhas, avanços e sugestões de melhoria a partir de uma perspectiva multidisciplinar.

A justificativa central para a confecção desta obra e auxiliar com suporte teórico a analise da ONU pela doutrina internacionalista brasileira e demonstrar a relevância da Organização para o cenário internacional contemporâneo. Acredita-se que quanto mais detalhado o conhecimento sobre a ONU entre os internacionalistas brasileiros, maiores as chances de um empoderamento para compreender a Organização e, ate mesmo, para aprimorar a possibilidade de escolhas de atuação no cenário internacional.

Contribuir para o avanço da analise de um tema ao mesmo tempo teórico e pratico, histórico e atual, e de teoria internacional geral e especifico, não é uma tarefa fácil. A presente obra pretende ser um passo inicial nesse sentido, com a divulgação de informações e analises sobre a ONU, demonstrando a constante relevância internacional da Organização.

Ver PDF

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo