Nuevos retos y nuevas concepciones de la seguridad en México

Se por um lado o México ainda é palco de grandes desafios na área de segurança, o país também é protagonista de importantes iniciativas e inovações que têm inaugurado avanços nas ações voltadas para a redução e prevenção da violência.

O artigo estratégico Nuevos retos y nuevas concepciones de la seguridad apresenta análises de algumas destas ações realizada por importantes especialistas mexicanos nas áreas de segurança, justiça e direitos humanos. Organizado pelo Instituto Igarapé em parceria com o INSYDE (Instituto para la Seguridad y Democracia), o artigo será lançado hoje (02/09). Realizado no âmbito do projeto de mesmo nome – Diálogos de Segurança Cidadã – o volume é composto por quatro artigos que destacam diferentes experiências e desafios das políticas de segurança cidadã no México, incluindo reformas do sistema policial, do sistema penal e o papel das organizações da sociedade civil nas ações de redução e prevenção da violência. Uma versão em inglês dos artigos foi publicada no Stability: International Journal of Security & Development em janeiro deste ano.

Os artigos são o resultado das reflexões e debates ocorridos durante o segundo encontro dos Diálogos de Segurança Cidadã, realizado nos dias 6 e 7 de novembro de 2014, na Cidade do México. No evento, mais de 40 pesquisadores de várias nacionalidades compartilharam informações sobre os êxitos e os desafios de iniciativas voltadas para a redução e prevenção da violência em diferentes países, sobretudo na América Latina e na África do Sul.  “A proposta é promover a troca de ideias e opiniões sobre o que essa agenda em construção representa para os países do hemisfério sul e as múltiplas estratégias que existem ou que devem ser colocadas em prática para garantir que as principais preocupações dos cidadãos destas nações sejam refletidas no documento final”, explica Robert Muggah, diretor de Pesquisa do Instituto Igarapé.

VER PDF

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo