Nota do Instituto Igarapé: é urgente colocar fim à escalada do desrespeito e da violência contra as instituições democráticas e seus agentes

Diante da gravíssima agressão contra os policiais federais Karina Lino Miranda de Oliveira e Marcelo Vilella ocorrida neste domingo (23/10), o Instituto Igarapé reforça a urgência de se colocar fim a discursos e práticas que validam o desrespeito e a violência contra as instituições democráticas, colocando em risco a integridade e a vida de seus agentes.

Após ataques inaceitáveis e misóginos contra a Ministra Cármen Lúcia, associados a outros episódios de flagrante descumprimento das condições estabelecidas para que o ex-deputado e ex-presidente do PTB Roberto Jefferson aguardasse seu julgamento em prisão domiciliar, o Ministro Alexandre de Moraes ordenou o restabelecimento da prisão preventiva. No cumprimento da decisão do Ministro, o ex-deputado atirou com um fuzil e lançou granadas contra policiais federais que estavam no exercício de seu dever legal. Enquanto o ex-deputado resistia à prisão, o cinegrafista Rogério de Paula também foi agredido durante a cobertura nas proximidades.

O Instituto Igarapé reforça a sua solidariedade às vítimas de mais estes ataques. Também é urgente que se esclareça como o ex-deputado federal Roberto Jefferson teve acesso a armamento e munição em sua casa durante o cumprimento de prisão domiciliar. A partir deste esclarecimento, é fundamental que as instituições responsáveis por tal controle reforcem todas as medidas para que se previna a repetição desta ilegalidade, que impõe um enorme risco, sobretudo para os agentes policiais no cumprimento de suas funções.

Os porta-vozes do Instituto Igarapé estão disponíveis para entrevistas. Favor contatar no e-mail: press@igarape.org.br.

 

Sobre o Instituto Igarapé:

O Instituto Igarapé é um think and do tank independente focado nas áreas de segurança pública, climática e digital e suas consequências para a democracia. Seu objetivo é propor soluções e parcerias para desafios globais por meio de pesquisas, novas tecnologias, comunicação e influência em políticas públicas.(www.igarape.org.br)

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo