Migrantes Invisíveis

Este Artigo Estratégico visa apresentar um panorama geral do deslocamento forçado no Brasil desde
o ano 2000 até 2017, identificando suas principais causas e consequências.

O artigo teve como base uma pesquisa quantitativa, que envolveu consultas com organizações da sociedade civil, empresas públicas e privadas, e órgãos do governo federal. Identificou-se que, desde 2000, pelo menos 8.8 milhões de pessoas foram forçadas a se deslocar no Brasil em função de desastres, projetos de desenvolvimento e violência nos espaços rurais.

Apesar da enorme escala do deslocamento interno, o Brasil ainda não desenvolveu uma resposta efetiva ao problema. Portanto, recomenda-se a formulação de uma lei federal que estabeleça direitos de pessoas deslocadas e atribua responsabilidades específicas a diferentes órgãos governamentais, com vista a formular e executar políticas públicas voltadas à resolução da crise de deslocamento forçado que assola o Brasil.

 

Acesse o Observatório Leia o PDF Veja os destaques

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo