Lycia Brasil

Lycia Brasil é bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  De 2014 a 2018, integrou o grupo de pesquisa de Política Internacional (GPPI) do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas e Direitos Humanos (NEEP/DH) da universidade. Participou do grupo de pesquisa sobre Direitos Humanos e Justiça e integrou o projeto de extensão sobre o trabalho escravo contemporâneo.

Em 2015, compôs a delegação brasileira no I Euro-Brics Young Leaders Summit em Helsinki/ St. Petersburgo. Em 2016 e 2017, foi finalista na Youth Innovation Competition on Global Governance, promovido pela Fudan University e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud)  em Shanghai e Astana, respectivamente. Em 2018 foi a representante do Brasil no II Euro-BRICS Strategic Meeting em Johannesburg.  Também foi  uma das coordenadoras nacionais da plataforma Euro-BRICS, do Laboratoire Européen d’Anticipation Politique (LEAP).   

Suas pesquisas focam temas como governança global, segurança internacional, migração e refúgio, inovação e prevenção de conflito.

No Igarapé, é pesquisadora da Divisão de Paz e Segurança Internacional e está à frente do projeto Migrações Forçadas e Refúgio.