Lições do vizinho do norte

Publicado na Folha de S.Paulo

Por Ilona Szabó

O presidente Jair Bolsonaro e seu núcleo ideológico não são tão fãs dos Estados Unidos, mas do seu descreditado ex-presidente, Donald Trump, e das ideias da extrema direita que o levaram ao poder. Sua adoração explícita limita-se a uma ala conspiratória e populista da política americana. Encontrarão pouco em comum com o presidente Joe Biden, eleito com 84 milhões de votos —mais do que qualquer outro na história—, e sua posição liberal e moderada que valoriza a igualdade, a justiça social, e o papel do Estado na obtenção desses objetivos.

A defesa da democracia e a união de uma sociedade polarizada voltam a ser eixo central do mandato do novo presidente, que se afasta por completo da cartilha populista e reacionária de Trump, a qual Jair Bolsonaro ainda segue à risca. E mesmo ainda estando o Brasil sob o jugo de um governo perigoso, ao olharmos hoje para os Estados Unidos, talvez possamos considerar algumas das prioridades do novo governo.

Leia mais

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo