Jacarezinho: símbolo de uma estratégia fracassada

No dia 6 de maio de 2021, uma operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro na comunidade do Jacarezinho terminou com 29 pessoas mortas, sendo uma delas um integrante das forças de segurança do Estado. Nesta nota técnica, José Vicente da Silva Filho analisa os resultados de operações semelhantes e os impactos desse tipo de estratégia no enfrentamento da violência. Coronel reformado e professor do Centro de Altos Estudos de Segurança da Polícia Militar de São Paulo, Silva Filho foi secretário nacional de segurança pública e consultor do Banco Mundial. É mestre em psicologia social pela USP.

Em posicionamento público recente, o Instituto Igarapé lamentou o desfecho da operação e alertou que esse tipo de ação policial não se revela eficaz para desarticular grupos criminais, gerando apenas dor e desconfiança.

 

Leia a Nota Técnica

 

 

* A ideias expressas na nota técnica refletem a opinião do autor e não são de responsabilidade do Instituto Igarapé.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo