A Implementação da Responsabilidade de Proteger

A Implementação da Responsabilidade de Proteger: Novas direções para a paz e a segurança internacional?Eduarda Passarelli Hamann e Robert Muggah
(Março de 2013)publicação duda-mini

A presente publicação faz um levantamento da atual discussão sobre a “Responsabilidade de Proteger” (R2P) e a “Responsabilidade ao Proteger” (RwP), o que foi possível graças ao apoio do governo da Noruega. Trata-se de um conjunto de 12 artigos escritos por autores com diferentes forma­ções e experiências, como militares, pesquisadores e especialistas huma­nitários do Brasil e do exterior. Embora ela se concentre principalmente na perspectiva brasileira, também são abordadas outras questões que estão no cerne da paz e da segurança internacional, como a soberania estatal, a intervenção humanitária, a proteção de civis e as operações de manutenção da paz. De maneira geral, os conceitos de R2P e RwP estão intrinsecamente associados à reflexão do século XXI sobre a própria natureza do sistema internacional e sobre questões de governança global.

Ver PDF

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo