A Implementação da Responsabilidade de Proteger

A Implementação da Responsabilidade de Proteger: Novas direções para a paz e a segurança internacional?Eduarda Passarelli Hamann e Robert Muggah
(Março de 2013)publicação duda-mini

A presente publicação faz um levantamento da atual discussão sobre a “Responsabilidade de Proteger” (R2P) e a “Responsabilidade ao Proteger” (RwP), o que foi possível graças ao apoio do governo da Noruega. Trata-se de um conjunto de 12 artigos escritos por autores com diferentes forma­ções e experiências, como militares, pesquisadores e especialistas huma­nitários do Brasil e do exterior. Embora ela se concentre principalmente na perspectiva brasileira, também são abordadas outras questões que estão no cerne da paz e da segurança internacional, como a soberania estatal, a intervenção humanitária, a proteção de civis e as operações de manutenção da paz. De maneira geral, os conceitos de R2P e RwP estão intrinsecamente associados à reflexão do século XXI sobre a própria natureza do sistema internacional e sobre questões de governança global.

Ver PDF

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo