Expulsão, migração circular e crime organizado

imgoped

Maio 2016

Este relatório de pesquisa, publicado pelo Departamento de segurança pública do governo do Canadá, examina as consequências da expulsão do território nacional de hondurenhos que cometeram crimes para a segurança pública do Canadá. O documento se concentra em duas formas de crime: as gangues, chamados maras, e as redes transnacionais de crime organizado mais complexas que supervisionam o tráfico de drogas nas Américas. Embora os criminosos deportados do Canadá possam se juntar aos maras, é pouco provável que sejam recrutados pelas redes transnacionais que transportam drogas da América do Sul para o Canadá. O número relativamente pequeno de criminosos deportados do Canadá e a dificuldade de retornar após a expulsão também são fatores que impedem que essa ameaça se concretize.

O relatório, para a qual contribuiu Robert Muggah, conclui com uma série de recomendações de políticas com quais o Canadá pode reduzir os danos das deportações de criminosos e fortalecer as instituições hondurenhas.

Ver PDF

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo