Enfrentando a violência contra as mulheres através das políticas de mobilidade

 

A evolução e a crescente valorização dos direitos das mulheres têm sido marcadas por um aumento nas ocorrências registradas de violência contra as mulheres, a despeito das várias ações de governos, entidades privadas e organizações da sociedade civil que buscam eliminar tal violência. No entanto, conforme apontado pela Plataforma EVA, criada com o apoio da Uber, apenas 9% das políticas públicas dedicadas a essa questão no Brasil, na Colômbia e no México foram submetidas a avaliações de desempenho. Isso sugere que a efetividade das estratégias  dotadas não está clara.

Com o objetivo de oferecer mais informações aos tomadores de decisão sobre a implementação de políticas públicas embasadas em evidências, o Instituto Igarapé, com o apoio da Uber, analisou 99 avaliações2 de políticas públicas globais e identificou os princípios-chave voltados à prevenção e eliminação da violência contra as mulheres. Este documento explora alguns desses princípios, destacando os elementos ligados à mobilidade e como eles podem contribuir para fortalecer os fatores de proteção, mitigar os fatores de risco e influenciar positivamente a segurança e o empoderamento feminino.

 

Leia a publicação

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo