tv globo

Em seis meses, número de armas novas se aproxima do total dos 12 meses de 2019

Publicado em TV Globo (Jornal Nacional)

Com Michele dos Ramos

Nos primeiros seis meses do ano, a Polícia Federal registrou um número de armas novas que se aproxima do total dos 12 meses de 2019.

O número de armas de fogo em circulação deu um salto em dez anos. Em 2009, a Polícia Federal registrou 19 mil armas novas. O número passou de 50 mil em 2018. No primeiro ano do governo Jair Bolsonaro, a PF registrou mais de 90 mil armas novas. E, só em 2020, de janeiro a junho, quase 74 mil; mais da metade para cidadãos comuns. Desde o início do governo, o presidente Bolsonaro, que é favorável ao armamento da população, vem tomando medidas para facilitar a compra e o porte de armas. São decretos, portarias e um projeto de lei que está em tramitação no Congresso. Ações que tornam armas e munições mais acessíveis.

Uma portaria publicada neste ano aumentou o limite para compra de munição para quem tem arma registrada: passou para 650 para quem faz parte das forças de segurança e para 550 para pessoas físicas. A portaria não está em vigor por causa de uma decisão da Justiça Federal em São Paulo.

Assista

 

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo