Em seis meses, número de armas novas se aproxima do total dos 12 meses de 2019
Publicado em TV Globo (Jornal Nacional)
Nos primeiros seis meses do ano, a Polícia Federal registrou um número de armas novas que se aproxima do total dos 12 meses de 2019.
O número de armas de fogo em circulação deu um salto em dez anos. Em 2009, a Polícia Federal registrou 19 mil armas novas. O número passou de 50 mil em 2018. No primeiro ano do governo Jair Bolsonaro, a PF registrou mais de 90 mil armas novas. E, só em 2020, de janeiro a junho, quase 74 mil; mais da metade para cidadãos comuns. Desde o início do governo, o presidente Bolsonaro, que é favorável ao armamento da população, vem tomando medidas para facilitar a compra e o porte de armas. São decretos, portarias e um projeto de lei que está em tramitação no Congresso. Ações que tornam armas e munições mais acessíveis.
Uma portaria publicada neste ano aumentou o limite para compra de munição para quem tem arma registrada: passou para 650 para quem faz parte das forças de segurança e para 550 para pessoas físicas. A portaria não está em vigor por causa de uma decisão da Justiça Federal em São Paulo.
Assista