13 de julho de 2020
Em
Na mídia, Segurança Pública, Segurança Cidadã, Covid-19
É #FAKE que presos liberados da cadeia por conta da pandemia de Covid-19 cometeram 13,9% dos homicídios do país no mês de abril
Publicado em Jornal Extra
Circula pelas redes sociais que 13,9% dos homicídios ocorridos no Brasil no mês de abril tiveram como autores pessoas que foram liberadas do sistema penitenciário por conta da pandemia do coronavírus. É #FAKE.
A CBN procurou o Conselho Nacional de Justiça, que, em março, diante da pandemia da Covid-19 e do alto risco de propagação do coronavírus nas cadeias, recomendou a tribunais e magistrados a avaliação da possibilidade de concessão de saída antecipada a detentos – em casos previstos em lei, e de prisão domiciliar àqueles já em regime aberto ou semiaberto.
O CNJ informou que a mensagem que vem sendo compartilhada não procede e que se vale de um outro dado que se refere ao mês de abril no estado do Rio Grande do Sul. Naquele mês, 22 presos que tiveram liberdade concedida pela Justiça acabaram sendo vítimas de homicídios, o que representou 13,9% do total das mortes por assassinato no período. Ou seja, o número foi distorcido: o percentual diz respeito ao perfil das vítimas, não dos autores.