Documento de apoio à agenda inicial da Rede Pense Livre

 

O reconhecimento do fracasso do atual sistema internacional de controle de drogas em atingir seus objetivos, torna importante e urgente a construção de uma agenda positiva que oriente os governos a implementarem as mudanças em leis e programas que lidem de forma mais adequada com a questão das drogas. Mesmo com as restrições geradas pelo marco legislativo internacional, regido pelas convenções das Nações Unidas de 1961, 1971 e 1988, existem diversas alternativas às políticas atuais. Algumas experiências já foram testadas de forma isolada em países de diversas regiões do mundo e merecem destaque.

Este relatório traz quatro propostas integradas para a política sobre drogas do Brasil. Os pontos desta agenda de propostas estão apresentados abaixo:

 

  1. Descriminalização do consumo de todas drogas com uma abordagem de saúde pública;
  2. Regulação do uso medicinal e do autocultivo da cannabis para o consumo pessoal;
  3. Investimento em programas para a juventude em risco e defesa de penas alternativas para réus primários não violentos;
  4. Incentivo às pesquisas médicas e científicas com cannabis e outras substâncias ilícitas.

 

Ver PDF

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo