Desarmamento das FARC

Por Katherine Aguirre

(25/09/15) Depois de cinco décadas de guerra, o conflito entre o governo colombiano e e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) parece estar próximo do fim. A agenda de negociação de paz, chamada Acordo Geral pelo Fim do Conflito e pela Construção de uma Paz Sustentável e Duradoura, aborda, entre outros pontos, vários temas de caráter político e técnico, como o abandono de armas e a reincorporação dos membros das FARC à vida civil.

O Instituto Igarapé e a Fundación Ideas para la Paz lançam agora um novo estudo que analisa as oportunidades para o desarmamento das Farc, com dados sobre o que funciona e o que não funciona em matéria de recolhimento de armas depois de uma guerra. O recolhimento, o armazenamento e a destruição de armas e outros equipamentos é sem dúvida um dos maiores e mais cruciais desafios políticos do processo de paz.

VER PDF

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo