Cooperar para proteger

Publicado no Estadão

Por Melina Risso

Os dados do Deter – sistema de alertas de desmatamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) – para o mês de fevereiro são preocupantes. Eles mostram um aumento do desmatamento na Amazônia Legal, comparado com 2022. Embora tenham de ser analisados com cautela, a mensagem é inequívoca: precisamos de uma resposta firme para combater o desmatamento na Bacia Amazônica, já que as consequências dessa trajetória são devastadoras para toda a humanidade.

Para contribuir com essa missão, o Instituto Igarapé, com o apoio da Interpol e da Associação Ibero-Americana do Ministérios Públicos (Aiamp), promoveu um encontro em Manaus que reuniu autoridades ambientais, polícias, Ministérios Públicos e órgãos de inteligência financeira de Brasil, Colômbia e Peru para trocar experiências, refinar diagnósticos e fortalecer mecanismos de cooperação existentes.

Leia o artigo

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo