Changes in the Neighborhood: Reviewing Citizen Security Cooperation in Latin America

 

Março, 2014

 

Os países do Caribe e da América Latina vem experienciando grandes transformações nas suas estratégias de cooperação, afim de alcançar segurança e desenvolvimento. Por outro lado, a redução do apoio internacional prestado pela América do Norte e pela Europa Ocidental está mudando as prioridades domésticas e regionais. A assistência estrangeira, tradicionalmente voltada para mitigar ameaças transnacionais – como cartéis de droga nas regiões Andinas – está, cada vez mais, sendo redirecionada para a resolução de riscos regionais e domésticos em um pequeno grupo de países do Caribe e da América Central. Há um desejo crescente por parte das agências bilaterais, organizações multilaterais e governos nacionais e locais em adotar abordagens preventivas para os desafios de segurança regional. A ampliação de nossos conceitos sobre segurança estão forçando uma recalibragem nas estratégias de cooperação, incluindo maior ênfase nas formas de assistência triângulares, regionais e sul-sul. Os países caribenhos e latino-americanos começam a mapear novos rumos com “powerhouses” como Brasil, Colômbia e México exportando ativamente seus modelos de segurança cidadã pela vizinhança. Esse Artigo Estratégico representa a mais exaustiva análise de dados acerca das mudanças no cenário de cooperação internacional para segurança cidadã na região.

VER PDF

 

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo