Análise criminal de 2015

 

Janeiro, 2016

 

Instituto Igarapé comenta a redução dos índices de criminalidade na cidade e no Estado do Rio de Janeiro

Fonte: ISP

Fonte: ISP

De acordo com os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), a cidade do Rio de Janeiro registrou em 2015 a menor taxa de homicídios dolosos para cada cem mil habitantes desde 1991, início da série histórica. A cidade, que chegou a registrar 73.9 homicídios dolosos por cem mil habitantes em 1994 e que em 2009 ainda registrava uma elevada taxa de 34,4 homicídios dolosos por cem mil habitantes, terminou o ano de 2015 com uma taxa de 18,6 homicídios dolosos por cem mil habitantes.

A observação das ações realizadas pelos diferentes órgãos de segurança pública ao longo dos últimos anos permite estabelecer um paralelo inicial entre a queda nesses índices e importantes avanços de integração das ações da Secretária de Estado de Segurança Pública (SESEG) e das Polícias Civil e Militar do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ e PMERJ). Dentre estes avanços, destaca-se a implementação do Sistema de Metas e Acompanhamento de Resultados (SIM), que prima pela ação coordenada destes órgãos, estabelecendo metas para a redução dos indicadores de criminalidade e incentivos financeiros que impulsionam esta ação conjunta, central para o sucesso de ações integradas de prevenção e controle qualificado da criminalidade.

Ver PDF

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo