Análise criminal de 2015

 

Janeiro, 2016

 

Instituto Igarapé comenta a redução dos índices de criminalidade na cidade e no Estado do Rio de Janeiro

Fonte: ISP

Fonte: ISP

De acordo com os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), a cidade do Rio de Janeiro registrou em 2015 a menor taxa de homicídios dolosos para cada cem mil habitantes desde 1991, início da série histórica. A cidade, que chegou a registrar 73.9 homicídios dolosos por cem mil habitantes em 1994 e que em 2009 ainda registrava uma elevada taxa de 34,4 homicídios dolosos por cem mil habitantes, terminou o ano de 2015 com uma taxa de 18,6 homicídios dolosos por cem mil habitantes.

A observação das ações realizadas pelos diferentes órgãos de segurança pública ao longo dos últimos anos permite estabelecer um paralelo inicial entre a queda nesses índices e importantes avanços de integração das ações da Secretária de Estado de Segurança Pública (SESEG) e das Polícias Civil e Militar do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ e PMERJ). Dentre estes avanços, destaca-se a implementação do Sistema de Metas e Acompanhamento de Resultados (SIM), que prima pela ação coordenada destes órgãos, estabelecendo metas para a redução dos indicadores de criminalidade e incentivos financeiros que impulsionam esta ação conjunta, central para o sucesso de ações integradas de prevenção e controle qualificado da criminalidade.

Ver PDF

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo