Acelerando a Cooperação Global Inclusiva

O mundo está enfrentando diversas ameaças relacionadas e sequenciais, desde mudanças climáticas, surtos de pandemia e aumento da desigualdade a vulnerabilidades digitais massivas e proliferação nuclear. No entanto, é escassa a cooperação global para lidar com essas e outras questões. Mais do que nunca, os governos e a sociedade civil precisam aprofundar sua solidariedade para enfrentar esses riscos em comum. É preciso uma mudança de paradigma para acelerar a cooperação internacional.

Nos últimos dois anos, o Instituto Igarapé apoiou o Secretário-Geral das Nações Unidas e seu escritório executivo para apresentar uma estratégia para enfrentar esses enormes desafios. Junto com parceiros, o Instituto forneceu insumos para o plano do Secretário-Geral – denominado Our Common Agenda (Nossa Agenda em Comum) – divulgado na Assembleia Geral. A Agenda expõe a necessidade de uma abordagem abrangente para enfrentar os desafios globais. É voltada para o futuro, enfatizando a necessidade de construir um mundo sustentável. Exige o multilateralismo em rede para proteger nossos bens públicos globais.

Como parte desse esforço, o Instituto também está lançando um relatório resumindo as descobertas de uma consulta digital global de longo alcance realizada em 2021, com o objetivo de alimentar ideias para o Our Common Agenda. O relatório – Accelerating Inclusive Global Cooperation (Acelerando a Cooperação Global Inclusiva) – está disponível em vários idiomas e foi desenvolvido com o apoio de mais de 30 parceiros da sociedade civil nas Américas, Europa, África e Ásia. Destila mais de 520 propostas coletadas de mais de 1.750 representantes da sociedade civil em mais de 140 países. Foram recebidas contribuições de ONGs, investidores, filantropos, parlamentares, líderes municipais, instituições acadêmicas e grupos sub-representados, como minorias, migrantes e comunidades afetadas por conflitos. As propostas e recomendações geradas pelos participantes foram compartilhadas com o escritório executivo do Secretário-Geral e influenciaram a Our Common Agenda. O anexo do relatório também apresenta propostas específicas apresentadas durante a consulta digital realizada em 2021.

 

Leia a publicação em inglês

 

Leia a publicação em espanhol

 

Leia a publicação em francês

 

Leia a publicação em chinês

 

Leia a publicação em russo

 

Leia o relatório do secretário-geral

 

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo