A democracia reage

Ilona Szabo 02

Publicado em Folha de S.Paulo

Por Ilona Szabó

Após 18 meses da presidência de Jair Bolsonaro, instituições da República, imprensa e sociedade conseguem colocar em marcha ações simultâneas e contundentes em defesa do Estado Democrático de Direito. E como resultado, o presidente e seu núcleo duro ideológico, pela primeira vez desde o início do governo, deram sinais de que se sentiram acuados e recuaram por iniciativa própria.

A possível nomeação de um ministro da Educação fora do domínio dos olavistas, a revogação de medida provisória que dava ao cargo a prerrogativa de designar reitores, e da portaria que acabava com incentivo a cotas para negros, indígenas e pessoas com deficiência na pós-graduação são alguns exemplos de recuo. O discurso relacionado ao Judiciário e ao Legislativo passou do tradicional tom bélico para um mais conciliador.​

Leia mais

 

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo