Por Ilona Szabó

Para a Folha de S.Paulo

O espaço cívico —a esfera pública entre o Estado, a família e os negócios, onde cidadãos se organizam, debatem e agem para influenciar a opinião e as políticas públicas— está se fechando em velocidade assustadora em diversas partes do mundo, e em especial no Brasil.

Apesar da falsa sensação de calmaria gerada por uma certa acomodação política, o governo de extrema direita brasileiro segue com rigor a cartilha de líderes populistas-autoritários mundo afora para calar vozes dissidentes e minar a democracia. Os ataques e ações intimidatórias contra lideranças cívicas e indígenas, jornalistas, acadêmicos e artistas, assim como a demonização da ciência e dos direitos humanos, e a perseguição de oponentes, são agora lugar comum.

Leia mais
Espaço Cívico  >  A Defesa do Espaço Cívico
Book_Mockup-Ilona-espaco-civico
Acesse a loja e garanta o seu
Em outubro de 2020, Ilona Szabó – cofundadora e presidente do Igarapé lançou o livro  ‘A Defesa do Espaço Cívico’, pela editora Objetiva do grupo Cia das Letras. A iniciativa faz parte do  programa sobre o mesmo tema do Igarapé.  No mesmo dia lançamos o artigo estratégico “A Ágora está sob ataque – uma análise do fechamento do espaço cívico no Brasil e no mundo”, que traz uma tipologia e uma pesquisa mais detalhada, acessível a todos.

 

Nosso programa tem o objetivo de chamar a atenção para os desafios que a sociedade civil enfrenta sob governos populistas e autoritários, e também de apontar antídotos, em especial reforçando a importância e exemplos da ação cívica bem sucedida para inspirar o engajamento de cidadãos. A primeira  temporada de podcasts “Você Pode Mudar o Mundo” já está no ar.  E novos episódios virão a cada segunda feira até o final de novembro de 2020.  Fique ligado nesse espaço, pois outros conteúdos estão sendo produzidos.